Estágio Supervisionado

Tendo como base legal a Lei Federal N° 11.788, de 25 de Setembro de 2008, as considerações sobre o Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV) serão feitas nos tópicos que se seguem.

Considerações iniciais

O Estágio Supervisionando é uma das ferramentas de aprendizagem mais importantes para o curso, pois proporciona ao aprendiz o desenvolvimento de suas habilidades e de suas competências profissionais, especialmente porque a atuação é realizada em ambientes semelhantes aos de sua vida profissional futura. Esta ferramenta expõem ao aprendiz à situações reais onde serão constatados que tanto os fundamentos teóricos vistos durante o curso quanto a criatividade, a imaginação, o trabalho em equipe e o bom senso são necessários para o profissional tomar decisões para a resolução dos diversos tipos de problemas no dia-a-dia das instituições.

Objetivos

Dessa forma, o Estágio Supervisionado para o estudante de Engenharia Química tem como objetivos: (1) Possibilitar a sua formação em ambiente institucional, empresarial ou comunitário; (2) Propiciar a sua interação com a realidade profissional e o ambiente de trabalho; (3) Integrar os seus conhecimentos de pesquisa, de ensino e de extensão em benefício da sociedade, de acordo com a realidade local, nacional e global; (4) Desenvolver a sua concepção multiciplinar e a sua percepção para a interação existente entre a teoria e a prática; e (5) Garantir o conhecimento, a análise e a aplicação de novas tecnologias, metodologias, sistematizações e organizações de trabalho, possibilitando o desenvolvimento do seu comportamento ético e o seu compromisso profissional.

Condições para realização do estágio

Os estágios são realizados, preferencialmente, no 10º período ou a partir do 6º período ou após ter cumprido 2300 horas de disciplinas obrigatórias e desenvolver, no mínimo, 180 horas de estágio.

Local do estágio

Os estágios são desenvolvidos em instituições públicas ou privadas, que apresentem as condições necessárias e adequadas para formação profissional do estagiário, quais sejam: (1) Planejamento e execução conjunta das atividades; (2) Profissionais atuantes com desempenho em campos específicos; e (3) Vivência efetiva de situações concretas de vida e trabalho, proporcionando experiência prática na linha de formação do estudante. As exisgências mínimas para a realização do estágio com relação à entidade concedente são: (1) Possua infraestrutura material e recursos humanos que garantam a supervisão e as condições necessárias para a realização do estágio; (2) Aceite a supervisão e a avaliação da UFV bem como as suas normas que regem os estágios desta instituição; e (3) Use os modelos de formulários propostos pela UFV para as assinaturas de convênios, termos de compromisso e termos aditivos ou use os seus modelos de formulários com teores semelhantes.

Plano de trabalho - Supervisão/orientação

O plano de trabalho, elaborado em conjunto com o estudante, o supervisor e o professor, tem também a finalidade de delinear o que se pretende fazer e as metodologias e ferrementas utilizadas para alcançar o objetivo do estágio. O acompanhamento do trabalho é uma tarefa importante e é realizada por um profissional supervisor na instituição onde está sendo desenvolvido o estágio e por um professor orientador na UFV. Este professor possue conhecimento no assunto que está sendo desenvolvido pelo estudante para que possa acompanhá-lo e orientá-lo durante o estágio e na confecção o relatório final do trabalho desenvolvido.

Relatório final e Avaliação

Ao final das atividades, o estagiário apresentará um documento escrito individualmente contendo os resultados alcançados e as ações vivenciadas na instituição, conforme previsto no Plano de Estágio. A avaliação do estágio é composta pelo desempenho do estudante no local do estágio avaliado pelo supervisor, pelo relatório escrito e pela apresentação oral. A aprovação na disciplina implica na obtenção de média sete e na frequência mínima de 75% das atividades previstas.

Objetivos