Número de Vagas

Desde 2007, até o presente ano, o curso superior em Engenharia Química da UFV possui 40 vagas autorizadas e ofertadas anualmente. A admissão de alunos regulares ao curso é realizada anualmente, através de processo seletivo aberto ao público de caráter classificatório (vestibular oferecido pela Universidade Federal de Viçosa), para ingresso no primeiro período do curso. Alternativamente, o ingresso ao curso pode se dar através de processo seletivo destinado a vagas remanescentes, ou seja, aquelas vagas geradas por alunos regulares que optem por trocar de curso. Desta forma, a Pró-Reitoria de Ensino da UFV, após consulta à coordenação de cada curso, lança um edital anual de vagas remanescentes. O número de vagas para cada curso é calculado com o base no histórico de transferências inter-cursos efetuadas pelos estudantes regulares, e varia a cada ano, podendo haver edições em que não há vagas disponíveis neste tipo de processo seletivo.

Para os editais regulares de concurso vestibular, para ingresso no curso de Engenharia Química, entre 2007 e 2010 foram disponibilizadas 40 vagas anuais. O número de vagas tem como base o fato de as aulas presenciais serem ministradas no campus UFV/Viçosa, considerando todo o corpo docente que ministra aulas de disciplinas constantes em sua matriz curricular, sejam disciplinas de outros departamentos, sejam aquelas de código ENQ, específicas da Engenharia Química. Estas disciplinas são ministradas pelos professores do Departamento de Química vinculados ao curso, e que compõem sua Comissão Coordenadora e Núcleo Docente Estruturante.

A partir de 2011, a UFV dedica 20 % das vagas oferecidas em cada curso da Instituição aos candidatos que optarem pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Desta forma, o ingresso ao curso de Engenharia Química no processo seletivo de 2011 contou novamente com 40 vagas, 32 das quais via vestibular e 8 vagas via SiSU. O Sistema foi desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo.

Contéudos Curriculares